Organização pré viagem- Algumas Dicas

Enquanto estou escrevendo e montando o próximo post sobre algum lugar, resolvi falar um pouco sobre uma das partes que eu mais gosto: Programar o roteiro.

Quem me conhece sabe que um dos meus raros defeitos(rsrsrs) é uma certa falta de habilidade na organização. E algumas viagens eu nem programava muito. Se tinha mais gente comigo, seguia a programação que a pessoa tinha feito, ou ia decidindo assim, meio a lá louca.

Mas ultimamente ando mais animada com a parte da organização e roteiro. Tenho um caderninho de viagens, que vou anotando algumas coisas. Fora bloco de notas do notebook e do celular, que tudo que alguém me indica, que eu vejo por ai, ou que vem na minha cabeça, eu vou lá e anoto.
Na verdade sou até meio surtada, haha preciso reservar hotel/passagem/ingressos e tudo o quanto antes.

Eu não sou muito adepta a planilhas, mas esses dias um amigo me pediu sugestões de o que fazer e onde ficar na Califórnia, e me mandou a idéia de roteiro dele em uma planilha. E sem duvida, é a melhor forma de deixa tudo bem organizadinho mesmo, senti um pontinha de inveja da planilha dele até hahaha! Eu utilizo mais o estilo texto mesmo, no word e programas similares.

Antes de “bookar” lugar para ficar, sempre procuro ver se é bem localizado e se tem bons comentários. Google, Trip Advisor, Reclame Aqui são sempre úteis nessas horas. Para os que tem FanPage no facebook, as vezes também da pra tirar uma base, mas como no facebook qualquer um que seja responsável pela fanpage pode apagar o que quiser, prefiro esses outros que citei acima.
Na hora de pesquisar e escolher onde ficar, uso muito esses dois sites:

http://www.booking.com
http://hostelworld.com

(inclusive, ambos tem app pra iphone, e rola fazer tudo por ali, bem rapidinho) As vezes também eu uso o site do próprio hostel/hotel escolhido. Mas por esses sites as vezes rola algumas promos.

Alguns sites, também fazem seleções legais do que fazer, onde ir, onde ficar, eu sempre salvo esses links. Aqui tem alguns:

http://www.hypeness.com.br/2014/01/11-albergues/

http://www.huffingtonpost.com/2014/01/30/brazil-destinations_n_4682383.html

http://nomadesdigitais.com

Esse último, tem várias dicas e posts interessantes sobre viagem e lugares. Vale a pena dar uma navegada.

Na hora de comprar a passagem, em viagens internacionais eu normalmente faço por agência, que é bem mais pratico, levando em consideração que muitas vezes se vai para vários destinos e não necessariamente compra ida e volta. Normalmente faço com os meninos da RHZ Viagens (http://www.rhzviagens.com.br/site/ ).
Se não compro direto nos sites das empresas áreas. Não gosto e não compro pelo Decolar.com e afins… as vezes entro ali, só pra ver qual empresa aérea aparentemente está com o menor preço.

Para aqueles que gostam de ter o dia-dia da viagem, organizado para que se possa fazer máximo possível de coisas, indico sempre. Pesquisar muito em sites, blogs ( como esse, de quem vos fala), procurando dicas de onde ir, como ir, que horário ir. Quem se acha fácil com mapas, também sempre vale procurar as rotas e caminhos pra ver a ordem de onde ir, pra não ficar fazendo um ziguezague indo e vindo e perdendo tempo.

Aqui dois links de blogs legais com dicas.

http://www.hitthetrip.com Que é de uma amiga querida minha, que compartilha a paixão por viajar comigo.

https://trippics.com Que é uma parceria entre o ator Thiago Rodrigues e O Bruno de Luca ( do vai pra onde). Aqui já é uma pegada diferente, é uma rede social, que o pessoal pode cadastrar dicas e roteiros, tu segue as pessoas e elas te seguem, aquela coisa toda. ( ainda estou começando a navegar, e ver como é o funcionamento, mas me parece bem interessante)

Pra calcular gastos diários, é complicado por cada lugar tem uma base. Mas normalmente tem opções baratas, como fast foods que tu almoça ou janta por 6 dolares. Nu Bubba Gump por exemplo, se tu come um prato delicioso de camarão, gasta +- 30 solares… e por assim, vai. Quem aluga casa, ou apartamento, rola tomar café da manhã e as vezes jantar em casa, o que já é uma boa economia. eu sempre chuto alto, 100 solares (ou a moeda do local) por dia, com comida, bebida, transporte e esse tipo de coisa. As vezes gasto 50 em um dia, e 150 no outro, é bem relativo. Mas é sempre bom, chutar pra mais, do que pra menos e passar necessidade. ( Fora as compras, nos Estados Unidos, até o menos consumista do mundo, vai acabar comprando, te garanto, principalmente nós brasileiros que vivemos ao redor de preços abusivos)

Bom gente, acho que é mais ou menos isso.

“Roteirizem” bastante as viagens, pra poder sempre aproveitar o máximo, gastar o menos possível ( ou máximo, cadum, cadum né?) e sempre ter ótimo momentos e poucos imprevistos.

IDEIA DE ROTEIRO TEXTO:

LONDRES

Hospedagem:

22/12 – Chegada em Londres ( horário a definir).

23/12 – Turismo ( Big ben-roda gigante e outros pontos)

24/12 – Turismo e NATAL ( Pesquisar festas/bares para passar a véspera)

25/12 – Check out do hostel e aeroporto.

PRAGA

Hospedagem:

25/12 – Chegada em Praga ( horário a definir).

26/12 – Turismo

27/12 – Turismo

28/12 – Check out do hostel e aeroporto.

Budapeste

Hospedagem:

28/12 – Chegada em Budapeste ( horário a definir).

29/12 – Turismo

30/12 – Turismo e Festa de Ano novo

Festa de ano novo

Ingressos da festa :

Valor da festa : Ingresso 40 Euros (Tem um vip que custa 180 euros, que ganha roupão, copos etc.. se estivermos com verba sobrando quem sabe hah)

31/12 – a definir

01/01 – Check out do hostel e aeroporto.

Amsterdã

Hospedagem:

01/01 – Chegada em Amsterdã ( horário a definir).

02/01 – Turismo

03/01 – Turismo

04/01 – Check out do hostel e aeroporto.

Isso é só uma idéia de um roteiro que estou programando. Sempre bom já ir anotando aquilo que foi gasto com reservas, principalmente se a viagem é com mais pessoas.

Tentei add uma tabela aqui, mas não consegui, gente, ainda estou aprendendo, não reparem (snif)

até o próximo post ❤

Beiiijos!

Um comentário sobre “Organização pré viagem- Algumas Dicas

  1. adorei as dicas, Mari… arrasou!
    geralmente tb viajo a la louca e deixo a vida me levar mas com o passar dos anos to vendo que se programar é sempre melhor. hehe
    aaah e obrigada por citar o Hit the trip! Yay!
    super interessante o Trippics.. nao conhecia, vou usar tb! 🙂
    beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s