ERRE JOTA – aka- Rio de Janeiro

Hoje me dei conta que eu ainda não fiz nenhum post sobre alguma viagem minha, pelo Brasil.  Admito, que não conheço muitos lugares do nosso lindo país, e não sinto nenhum orgulho disso.  Nosso país tem lugares lindos, donos de beleza naturais que poucos tem, porém a maioria e nisso me incluo, acaba olhando pra grama mais verde do vizinho, e optando por viagens internacionais. Até por que, se pesquisarmos, em questão de valores, os destinos no exterior saem muitas vezes mais baratos que os destinos nacionais.

Eu fui duas vezes para o Rio de Janeiro.  A primeira foi em 2011, no Carnaval e a segunda foi em 2012 no verão, onde fiz também Búzios e Arraial do Cabo.  Então primeiramente falarei apenas das duas experiências Rio de Janeiro, e em um segundo post, falarei de Búzios e Arraial do Cabo.

RIO Carnaval 2011.

Bom, essa minha primeira ida ao Rio, foi maravilhosa, sempre sonhei em conhecer essa cidade que é cenário lindos de tantas novelas que assisti durante toda a vida hehehe. Uma amiga, se mudou para o Rio a alguns anos atras, e então em 2011  me chamou para passar o carnaval la. Fomos eu e mais uma amiga.   No primeiro dia, demos uma volta pela cidade já, mais pelas redondezas do Leblon, que onde minha amiga morava na época, e de noite ja fomos pro primeiro bloquinho de rua.

Vou dar uma resumida sobre os  blocos, e não contar dia a dia, já que TODO SANTO DIA, tem blocos de carnaval pela cidade. Cada bairro com o seu nome, seu “trio elétrico” e muuuita gente.  É uma experiência muito divertida para quem curte essa vibe, não gasta nada, apenas o que for beber. Claro, tem opções de ir na sapucaí, festa do Zé Pretim, entre outras mil festas que rolam por lá nessa época.  Pra fazer carnaval de rua, tem q ter espirito de festa.  é ruim de ir ao banheiro ( pra vocês terem uma idéia, em um dos blocos, que foi a noite, eu chorei em frente a um predio, para o porteiro me deixar entrar e usar o banheiro DELE, haha fim de carreira), é monte de gente embolada dançando e cantando e rebolando hehe. Mas é um dos carnavais mais brasileiros que se pode ter. Se você for pra lá no carnaval e quiser bloquinhos, é só procurar e ver as datas de cada um, horário, etc.. como nós passamos o carnaval em meio a Cariocas e nossa amiga que é gaúchorioca a gente só seguia o fluxo delas.

E a animação em todos lugares. Dentro do ônibus, todo mundo fantasiado, cantando e até um tio vendendo cerveja de latinha tem as vezes. Em uma das noites, encontrei um outro amigo da minha cidade que estava por lá, e sei lá como eu, fomos parar em um churrasco de uns amigos de uma amiga,  na Tijuca, e ainda por cima o coitado acabou pilotando a churrasqueira, já que era gaúcho. A parte mais legal foi no caminho, nós em dois taxis, com as janelas abertas fazendo guerra com arminhas de água.  Em outra noite fomos em uma festa que tinha show do MC MArcinho, chuveu pacas nessa noite, mas mesmo assim… Glamurosaaaa, Rainha do Funk e tals!

Fora os bloquinhos, nós tiramos duas tardes para fazer um turismo básico. A gente fazia quase tudo de onibus por lá, que é bem fácil de se achar, as vezes usávamos taxi que tem preço bem acessível comparado com outros lugares do Brasil. Negocio é sempre pesquisar direitinho endereço. o google maps hoje em dia, já te diz direitinho qual ônibus pegar, e se nada adiantar, vem a velha frase: quem tem boca, vai a Roma. Então é aquela coisa, te vira! Um dia ficamos ali por Copacabana e andamos, andamos, andamos… e em outro dia fizemos o Pão de Açucar e o Cristo Redentor.  Eu na verdade acho um porre a função que precisamos fazer nesses monumentos básicos de viagens. Mas apesar dos valores, fila e demora, vale a pena, pois a vista é liiiiiindaaaaaaa! Infelizmente o dia estava péssimo ( nessa viagem NENHUM dia deu sol, e a grande maioria teve aquela chuva fininha, que molha pouco) então o Cristo estava escondido por nuvens, mas ainda assim valeu.   E depois de muita festa, amigas novas, lugares novos, terminou essa primeira visita ao Rio.

Rio Verão 2012

Já em 2012 a pegada foi outra. Eu e uma outra amiga fomos passar 14 dias em solo carioca. E dessa vez, não choveu, então rolou bastante praia, sol e mar. E é óbvio, se tratando de mim que sou pura falta de melanina, peguei um torrão bonito nos últimos dias, mas ok, faz parte!

Dessa vez, ficamos em um Hostel, em Botafogo. Hostel Vila Carioca, e é bem bom. Perto do metrô e ajeitadinho, apenas, jamais, em hipótese alguma, leve uma mala de 30 kg como eu e minha amiga fizemos. Sim gente, eu amo essa vibe hostel,  mas sou fresca com orgulho e apesar de já ter diminuído consideravelmente o tamanho da minha mala,  ainda esta longe de ser uma mochila, o que sempre gera olhares de julgamento com a minha pessoa quando chego em qualquer albergue do mundo!

Então nosso primeiro dia que era um sábado, pegamos uma praia delicia, encontramos um amigo que mora por lá. Tomamos água de coco, cerveja e “bixxxcoito Globo” e decidimos ir na noite na Boox ( Rua Barão da Torre, 368, Ipanema)
 além de tem musica ótima e gente bonita, no andar de baixo tem um restaurante com opções deliciosas, onde nós jantamos antes da festa. Acabamos dormindo no ap do nosso amigo mesmo, já que no dia seguinte a programação era com ele.  O domingo acabou sendo o dia mais crazy da trip!

Começamos o dia, indo pro Bar da Urca (Rua Cândido Gaffrée, 205 – Urca) que  fica as margens da Baía de Guanabara. Apesar de ter toda uma estrutura lá dentro, o pessoal curte mesmo é ficar na rua, sentado na mureta da Urca, tomando uma cerveja bem gelada e se deliciando com os salgados, que são um melhor que o outro. Vale a pena conferir o lugar.  Depois da Urca, resolvemos ir para o Leblon, e fomos parar em um doa bares mais tradicionais da região, o Veloso. Um shot de Santa Dose  aqui, outro ali. Uma casquinha de siri, muita gente bonita, e muita cerveja depois, eis que surge a idéia de ir pro baile funk. Estávamos em 5 pessoas dois meninos e tres meninas, e fomos lá, rumo ao Castelo das Pedras que fica na Favela Rio das Pedras, que pertence a jacarepaguá e é um dos bailes funk mais famosos do Rio. E gente, que noite mais engraçada!

Chegamos lá e ainda não tinha aberto, então começamos a beber em um boteco que tinha na frente. Quando abriu, fomos pro camarote/área VIP, que custava o abuso de R$ 5,00 (rsrsrs). Curtimos a noite la em cima um pouco, até que vimos que na verdade lá em cima era bem sem graça, e descemos para povão, foi muito legal. Nenhuma briga, ninguém incomodando, no fim até foto com uns amigos de dança tiramos. Tudo bem na paz! Como era domingo, e a galera tinha que trabalhar, e nós no dia seguinte iríamos para Búzios, fomos embora cedo, pelas 2:00. E ai começou a saga voltar pra casa. Não passava um maldito taxi naquela área, o taxi que nos levou não quis nos buscar, e outros taxis também não queria subir pra lá naquele horário. De repente, por uma luz divina, apareceu uma Van, que ia até a Gávea. Pulamos dentro da van na hora… Ai, um dos guris, pediu pro motorista que se pagássemos um pouco mais, ele nos deixava em casa, e ele aceitou. Ufa! Ai foi festa dentro da van novamente, e chegamos em casa, são e salvos!

Depois disso, passamos uma semana viajando, que será contada em outro post, então PULA!

Quando voltamos pro Rio, depois de devidamente instaladas no nosso amado Hostel ( detalhe, resolvemos deixar as malas no ap dos nossos amigos, pra não sofrermos novamente, já que o nosso quarto era no segundo andar, com escada espiral), fomos fazer um noite na Lapa. Sem duvida, é um dos melhores lugares pra sentar em um bar e tomar uma cerveja. E depois fomos para o Rio Scenarium ( onde encontrei uma amiga da minha cidade aleatoriamente na fila), que é um dos espaços mais tradicionais do Rio. Com uma decoração linda, toca muito samba, mpb, gafieira… Sempre quando estiver por lá, da uma conferida no calendário deles (http://www.rioscenarium.com.b) por que é parada obrigatória!

Um dia tiramos pra ir no Jardim Botânico. QUE LUGAR LINDO, vontade de morar no Rio eu já tinha, depois de ir lá, triplicou. Que lugar mais lindo. Muito verde, flores, esquilinhos, e era relativamente fresquinho, perto do calor infernal que estava. Vontade de levar um livro, uma canga, sentar em baixo de uma árvore e passar o dia lá!

Outra programação ótima de se fazer no Rio, é ir ao Teatro. Sempre tem várias peças por lá, tanto nos principais Teatros como em alguns menores, procurando na internet ou no jornal do dia se acha horário, local, atores etc… Nós fomos em uma peça chamada Xanadu e foi muito legal… uma semana depois, os atores sofrerem um acidente em uma cena que eles “voavam”, e caíram em cima da platéia, as vezes penso UFA que sorte, q não foi quando a gente estava lá, outras vezes penso, QUE AZAR, o Thiago Fragoso poderia ter caído em cima de mim! Após a peça, fomos em um bar bem tradicional de lá, o JOBI, como todos bares por lá, é uma delícia.

Nosso Penultimo dia por lá foi a hora de pegar um busão e ir até a Praia do Pepê na Barra da Tijuca. Eu
A-M-E-I essa praia, menos lotada que as praias do Leblon. E também pra quem curte kitesurf é um dos melhores pontos. Aproveitei pra encontrar uma amiga que conheci na Califórnia, e matamos a saudades. como adoro reencontrar pessoas ❤ E esse dia, foi o dia que eu tomei um torrão bonito, minha noite foi oh.. uma bosta!  Acabamos só indo jantar na casa de amigos e assistindo um filme! E quando chegou nosso último dia, aproveitei e dei uma volta no shopping  e almocei com duas amigas cariocas no Outback ❤  e de noite encontramos alguns amigos no Bar da Praia, que fica no Hotel Marina no Leblon, e é ótimo para  pra tomar uns bons drinks!

E assim disse Bye Bye Rio, e acabei não voltando mais pra lá, infelizmente, pois AMO essa cidade!